quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Matilde me deixou fazer uma proposta

“Então não pude mais. O plano se formou em mim instantaneamente cheio de paixão” Cem ano de perdão - Clarice Lispector

Dezessete de setembro parece ser uma data bonita para se propor alguma coisa. Dezessete me soa árido. E o ponto de partida da minha proposta vai ser uma aridez...medrosa. (Nesse momento repito a música 9 de um CD que tenho há 10 anos. Uma música árida).
Meu bairro é árido e feio. É poluído. Meu bairro tem a cara morta das três da tarde. Meu bairro, quanto o dia está nublado, também é árido, porque nada consegue molhar a feiura dele.
E quero que lugar do encontro seja um Ecoponto que tem aqui no meu bairro. Apesar do nome “ecológico”, o Ecoponto também é feio.
O porto de partida dessa proposta é a paixão, que me moveu hoje, dia onze de setembro, dia em que estive e estou prostrada na cama, derrubada pela febre. A febre me fez rodopiar pelo quarto e querer estar no Ecoponto, preenchendo uma lacuna de meses atrás: “Como fazer coisas com as palavras”.
Não queria propor nada daquilo que foi proposto pelo grupo que estive na ocasião. E as palavras que queria usar, eram outras: “Cem anos de perdão” - Conto da Clarice Lispector.
Quero todos ali, amigos, desconhecidos e nós aqui deste trabalho, claro. E que as oito pessoas do grupo já tenham lido o conto antes do encontro proposto.

Serão 10 minutos para preparação, que sugiro que seja um reconhecimento do local. Os objetos, materiais, textura, paisagem.

Relatos de roubo: espalhados pelo espaço, cada participante deverá fazer um relato de um roubo. Roubo no sentido literal, metafórico, fato ou imaginado. A vez de contar será determinada por quem estiver segurando uma “bola-flor” que será jogada para outra pessoa assim que seu relato for terminado. Cada relato deverá ter no máximo 4 minutos.

A última pessoa a relatar o roubo, deverá iniciar em seguida, uma ação (com ou sem fala) que parta de um trecho escolhido do conto, e em seguida, cada um também fará sua ação, que poderá ser contaminada pela ação do participante anterior. - Cada ação deverá ter no máximo 3 minutos.

Cem anos de Perdão - Leia aqui: http://claricelispector.blogspot.com/2008/01/cem-anos-de-perdo.html

Nenhum comentário: