"Por isso eu pergunto, a você no mundo, se é mais inteligente, o livro ou a sabedoria"
Gentileza, Marisa Monte
Queria dizer nome por nome as pessoas para as quais tenho algo importante a dizer. Mas dizer nome por nome não é mais necessário.
necessário: adj. Aquilo que não se pode dispensar: a respiração é necessária à vida. / Que acontece infalivelmente: o calor é o efeito necessário do fogo. / Filosofia. Inevitável dentro de dadas condições, no interior de um dado processo. // Mal necessário, diz-se de uma coisa má em si, mas inevitável, pois sua supressão acarretaria mal maior.
Ando querendo um dicionário. Daqueles grandes, pra carregar na mochila e ler em horas impróprias; debates politicamente corretos e quadradinhos, ditos sobre arte, mas falam sobre tudo, menos dela. Queria mostrar pras pessoas que as palavras que elas estão usando vibram outros significados. Queria um dicionário grande, pra questionar encontros onde as pessoas perguntam já sabendo a resposta. E perguntam porque querem mostrar o quanto sabem da resposta.
Pergunta mesmo, é coisa de gente curiosa. E dessas, conheço poucas.
Mas pensando bem, um dicionário grande não serve. Por que por outro lado, quem sou eu para tirar a legitimidade do ser querer se colocar com palavras, mesmo que equivocadas diante dos outros seres? Eu que estou ocupando o lugar que escolhi ocupar e hoje tento a pulso, tirar algum proveito dele, visto que na ocasião em que escolhi estar nele, me pareceu ser mais atraente do que realmente é.
legitimidade: Qualidade de legítimo. Estado daquele ou daquilo que se tornou legítimo.
Estado ou qualidade daquillo que está de acordo com a razão, ou com a justiça, ou com a lei.
Estado ou qualidade daquillo que está de acordo com a razão, ou com a justiça, ou com a lei.
Se me deixei levar por palavras e me decepcionei, significa que devo confiar mais no poder de escutar o que está além delas. Aquilo que só o coração escuta e não tem estudo etimológico que dê conta.
Um comentário:
Tenho tido muita vontade de estudar etimologia, inclusive pelo fato e ato das pessoas sairem se ferindo e referindo umas as outras com palavras que nem sabem o q significam.
Vamos fazer um ato artistico? Vamos nos transformar mais em arte?
Postar um comentário