segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Desbatização pretensiosa

Escrever é pretensioso. Tanto quanto viver. Insistindo em viver, achamos que ainda há o porvir maravilhoso, o que não foi vivido por ninguém. Escrevendo também. Batendo e vivendo milhares de vezes na mesma tecla. 

Cansa, cansa!

Caindo o feijão dentro da água limpa da panela de pressão ou vendo a água cair em cima da pasta de dente, que foi obrigada a repousar nas cerdas da escova. Dois momentos recentes em que foi possível viver o assalto pretensioso: estar presente. 

Estar visível é pretensioso. Em qualquer nível, em qualquer aproximação há o objetivo de expor alguma criação, alguma movimentação, algum pedido de socorro por estar vivo. Ei, Olha.... Aqui... Coloquei essa roupa só para vir aqui. Ei... Ei...

A forma como nossas pretensões vão se enredando, chamamos de relações, não é? Nelas viramos juízes e partindo do princípio de que nossas pretensões são originais e carregadas de verdades únicas, damos vereditos incontestáveis. E solitários.

Escrevendo essas linhas, pretensiosamente tento me aventurar numa nova forma e me livrar de um encosto. Mas parece que não depende só de mim. Ou mesmo isso de dizer que não depende exclusivamente de mim, também é pretensão de dar à uma criação um tamanho que eu nem sei qual é e que nem deve ser tão grande assim para ter esse peso.

Descobri nos registros fétidos da internet, que dei nome errado para minha obsessão. Se soubesse, não teria queimado tanta coisa. Nem tempo, nem papel. Escreveria um tanto a mais e ajudaria minha memória despretensiosa, que precisa do corretor de escrita para aprender que "pretensão" é com S. Sinuoso!

2) A palavra pretensão tem sua origem na palavra em latim praetensio, devendo assim ser escrita com s e não com ç. Também com s deverão ser escritas todas as palavras de sua família (palavras cognatas): pretensão, despretensão, pretensioso, despretensioso, pretensiosidade

2) PRETENSÃO:  Do L. PRAETENDERE, “estender à frente, alegar, colocar adiante”, de PRAE-, “à frente”, mais TENDERE, “alongar, estender”.

Nenhum comentário: