domingo, 3 de janeiro de 2016

Arcano 13 e a Casa 8


"A Casa 8 está associada às grandes transformações, às mudanças e à sexualidade.  Nesse setor é posta à prova a capacidade do individuo para se transformar e regenerar; reavaliar seus valores; gerir os bens em sociedade, justamente naquele ponto em que ele forma uma união intima com outra pessoa. Representa a morte em si ou a morte do egoísmo.
Essa casa engloba os conteúdos do Inconsciente Pessoal Reprimido: acontecimentos emocionais dramáticos ou traumáticos que, por uma questão de saúde mental, permanecem adormecidos."

A morte como acontecimento no primeiro dia do ano. A morte,o enterro de um ancestral, a morte da terra, a morte fertilizando,a morte como um campo para crescer.E tem pássaros cantando ao fundo, o som de uma mata não muito densa,no meio da cidade e  imagem de pessoas fotografando os monumentos. Um mini galinha chega perto.Ela vai bicar meu pé?

- Andei lendo as coisas que vocês escreve. Pra quê falar tanto de morte, menina?

Não lembro a resposta que dei. Mas lembro que sim, escrevia muito sobre morte, morrer, quem tinha morrido. Mataram um garoto na escola, cinco tiros e eu nunca vou esquecer o silêncio que foi no dia seguinte. A escola cheia de gente no pátio,o culto ecumênico, ninguém falava nada. Era um silêncio ensurdecedor. Depois teve outro que se matou, se jogou de um prédio.Mas esse ninguém deu o silêncio como reverência. A morte dele foi ruidosa, ele preparou um espetáculo. Escrevia sobre essas mortes rondando,sobre as mortes que rondavam minha cabeça de menina. Sobre quantas vezes as pessoas que eu gostava morriam na minha cabeça, só pra eu ir me acostumando com a ausência.
Um dia me enchi. Não de falar de morte, mas da minha mãe lendo tudo o que eu escrevia! Uma vez ela escreveu no meu diário!
Botei fogo em tudo. Menos no diário, que passei a levar na mochila que num belo dia foi levado por um assaltante... A mochila apareceu no dia seguinte, junto com meus documentos. Mas meu diário não.
No dia em que botei fogo em tudo, meus pais ficaram preocupados. "Será que ficou louca de vez".
O Louco é o último arcano. E comecei pelo 13. Cada um compõe sua jornada heroica, começando por onde lhe convém, por onde lhe dá mais força.

"Ao passar por águas tão profundas, nunca mais seremos os mesmos. A influência da energia do Escorpião nos leva a perceber também tudo aquilo que já não serve mais, que está “morto” e precisa ser descartado. O tempo de Escorpião é também tempo de desapego".

"O significado de a Fênix queimar a partir de seu fogo é a transformação interna propriamente dita, uma vez que sua energia não está mais ativa na forma antiga de ser e, portanto, precisa queimá-la, reduzindo-se a cinzas e só assim encontrará sua essência. O fogo escondido nas cinzas se manifesta quando renunciamos aos chamados do ego, para darmos vida e fogo aos apelos da alma; esta é a germinação da nova Fênix, é a renovação."



Nenhum comentário: