segunda-feira, 8 de junho de 2020

Uma atriz

Estudei para ser atriz.
Antes de estudar, eu já era atriz. Eu sempre fui atriz
Eu sou atriz desde que nasci. Desde que inventava histórias dentro da arredoma na praça na beira do morro .Desde que inventei pro Denis que eu tinha um mini buggy amarelo
E inventei que ele era meu namorado
O Denis, não o mini buggy
Mas era tão difícil para alguns de vocês distinguirem quando eu estava ou não interpretando. Eu superestimava vocês como público e achava que vocês conseguiriam saber.
As quebras, o distanciamento foram levados. Tanto, que fui pra coxia. 
Brecht não entendeu
Boal fez que esqueceu
Fiquei assistindo
Fiquei assistindo vocês e vossos instrumentos desafinados
Vossos corpos frágeis
Vossas masculinidades
Frágeis?
Passivo-agressivas?
Boa aluna, aprendi a educar (?
Tolerar
Camuflar
Aprendi a ser domada por ela, vossa comunicação não-violenta.
Aprendi a ouvir que vocês não queriam que eu fosse mais do que vocês
Aprendi a ouvir vocês dizerem isso
Aprendi a ouvir que vocês descobriram isso
Que eu podia ser mais que vocês e isso vos causava medo
Aprendi a vos exaltar diante de tal descoberta
Para não ter que ouvir o sinal do horário de saída
O sinal para nunca mais voltar
O sinal de que aquela lição não era a minha
Mas segui vos aplaudindo
Tanto que hoje, nem consigo destilar o veneno que é vosso, por direito.
Você, que é tão menos que eu.
Sim, eu sou melhor que você.
Aqui não tem bandeira branca!
Não tem mais a vermelha...
Nem por isso você poderá dizer que fiquei em cima do muro
Porque desde sempre, quando eu não quis mais...
Você sabe!
Eu sou uma boa atriz.





Nenhum comentário: